STF – MINISTRO SUSPENDE NORMA QUE PERMITE COBRANÇA DE TARIFA PELA OFERTA DE CHEQUE ESPECIAL MESMO SEM UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO
13 de maio de 2020ADAPTAÇÃO – RETORNO PRESENCIAL AO TRABALHO
4 de junho de 2020Resolução CMN 4820/2020 – REDUÇÃO CAPITAL – REMUNERAÇÃO ADMINISTRADORES – CMN estende restrição de dividendos até dezembro de 2020
REF: Resolução CMN 4820/2020 – REDUÇÃO CAPITAL – REMUNERAÇÃO ADMINISTRADORES – CMN estende restrição de dividendos até dezembro de 2020 -INFORMAÇÃO (FAZ)
- O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu estender até dezembro de 2020 as vedações estabelecidas pela Resolução 4.797, de 6 de abril de 2020.
- A norma estabeleceu requisitos prudenciais transitórios para fortalecer o colchão de recursos das instituições financeiras e garantir sua disponibilidade imediata. O objetivo é a manutenção do crédito na economia e assegurar a eventual absorção de perdas futuras.
- As vedações seguem vigentes, especialmente a vedação do aumento da remuneração da alta administração.
- Ao ampliar a incidência a todo o exercício de 2020, espera-se maior conservadorismo na preservação de recursos e simplificação da apuração dos limites passíveis de distribuição.
- Assim, eventuais pagamentos dentro dos limites estabelecidos devem ser feitos com prudência, dadas as incertezas do cenário em curso.
- As principais alterações para o segmento do cooperativismo de crédito, face a Resolução 4.797/2020 foram:
- incluir também as confederações de cooperativas de crédito (parágrafo único do artigo 1º);
- as cooperativas de crédito podem reduzir o capital social (parágrafo sexto do artigo 2º) já que é inerente a legislação cooperativista a variabilidade do capital social; logicamente observando a manutenção de todos os requisitos de eficiência e normalidade do capital social (artigo 22, parágrafo único da Resolução CMN 4434/2015)
- Anexo resolução na sua integra com destaques em vermelho (especificas das cooperativas de crédito) e amarelo (de todas as instituições financeiras que se aplicam também as cooperativas de crédito).
Sigam nossa conta no Instagram: @paulobragaadvogadoscoop.