STF – Decreto que fixa valor da renda a ser protegido do endividamento é questionado no STF
1 de setembro de 2022STJ – Devem ser mantidos os encargos de crédito cedido a não integrante do Sistema Financeiro Nacional
5 de setembro de 2022Boas notícias – economia – PIB 3%
Na avaliação de economistas, devido aos novos dados das contas nacionais divulgados ontem pelo IBGE, o Banco Central provavelmente vai rever a sua estimativa para o nível de ociosidade da economia.
Outro ponto destacado é que não há consenso se o Banco Central deveria ou está disposto a prolongar o ciclo de aperto monetário em reunião neste mês.
Analistas promoveram uma rodada de revisões para cima das projeções para o crescimento de 2022. Com as novas estimativas, o PIB atinge a casa de 2,5% ou mais. Os mais otimistas esperam um crescimento acima de 3%; os mais cautelosos, na casa de 2%.
O Ministério da Economia aproveitou o bom resultado das contas nacionais para reforçar que ‘a economia brasileira passou por transformações estruturais que não estão sendo captadas pelos modelos econométricos. Por isso, o crescimento tem surpreendido os analistas do mercado e o próprio governo’.
A estimativa oficial de crescimento neste ano, de 2%, já está ‘datada’, disse o chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos, Rogério Boueri.
‘Vamos crescer 2, 5% pelo menos, ou seja, vai ser mais’, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. ‘Eu avisei que passariam o ano revendo as projeções para cima.’
Fonte: Valor Econômico