Endividamento das famílias aumenta em abril
8 de maio de 2024STJ – Quarta Turma decide que credor pode usar e-mail para cumprir exigência de notificação do devedor fiduciante
12 de junho de 2024Relatório de Economia Bancária: concentração bancária continua a cair em 2023
O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (06/06) o Relatório de Economia Bancáriaopen_in_new (REB) de 2023. Publicado anualmente, o relatório trata de vários aspectos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e das relações entre instituições e seus clientes.
O Relatório mostra continuidade da redução da concentração no SFN, processo que vem ocorrendo nos últimos anos, e elevação do grau de concorrência no mercado de crédito, enquanto a concorrência em serviços financeiros ficou relativamente estável. A rentabilidade do sistema bancário, medida pelo ROE, apresentou leve redução em 2023 e distribuição heterogênea dentro do grupo das instituições financeiras de maior importância sistêmica.
Refletindo predominantemente elevações no custo de captação e na inadimplência, o Indicador de Custo do Crédito (ICC) aumentou, na média do ano, em 2023, a despeito da queda ocorrida no segundo semestre. Quase todos os fatores de composição do spread tiveram queda em 2023, a única exceção foi a inadimplência. As captações no sistema bancário continuaram a crescer, apesar do desempenho negativo dos depósitos da poupança.
O Relatório apresenta um conjunto de boxes abordando diversas temáticas, como o uso do crédito e o desemprego; o efeito da discricionariedade judicial na oferta de crédito; a evolução do mercado de pagamentos; a evolução da eficiência do SFN; a concentração nos mercados de cartões de pagamento; as ações de educação financeira apoiadas pelo BC; Drex; dentre outros temas.
COMUNICAÇÃO
A partir desta edição, o REB adota uma forma de comunicação mais moderna e direta. As primeiras frases de cada parágrafo resumem seu conteúdo principal, e as frases subsequentes apresentam detalhamentos.
O REB passa a ter cinco capítulos, em vez de sete, pois deixa de apresentar temas já contemplados em outros meios de comunicação (Agenda BC#, Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito e projeções de crédito do Banco Central) e transfere o conteúdo de crédito para o financiamento do comércio exterior do extinto capítulo de produtos cambiais para o capítulo sobre mercado de crédito (Capítulo 1).
Os capítulos e boxes estão mais concisos e os detalhes metodológicos, quando necessários, são apresentados em apêndice, contribuindo, assim, para uma leitura mais fluida dos textos, sem deixar de fornecer informações técnicas para um público mais especializado.
Clique open_in_newpara assistir a entrevista coletiva com o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes e o diretor de Fiscalização, Ailton Aquino.
Clique para ver a apresentação dos diretores Diogo Guillen, Renato Gomes e Ailton Aquino, na divulgação do Relatório de Economia Bancária de 2023.
Fonte: BCB