TRT2 – Gerente que abriu conta e contratou seguro de forma indevida com prejuízo de R$ 1 mi para banco recebe justa causa
9 de novembro de 2022STJ – Existência de testamento não impede inventário extrajudicial se os herdeiros são capazes e concordes
23 de novembro de 2022BC e Febraban lançam 2ª rodada do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (ISF)
A saúde financeira média do brasileiro recuou ligeiramente nos últimos 2 anos. É o que aponta a segunda rodada da pesquisa que calcula o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio técnico do Banco Central (BC).
Segundo a ferramenta, a média geral caiu 1,2 ponto percentual, passando de 57,2, no final de 2020, para 56,0, no início de 2022, o que sugere uma certa piora na saúde financeira da população. O índice é gratuito e pode ser acessado por qualquer cidadão em indice.febraban.org.br.
O I-SFB permite ao brasileiro mensurar sua saúde financeira a partir da resposta a 15 questões relacionadas à saúde financeira, sendo calculado em uma escala de 0 a 100 pontos. De acordo com a pontuação, a ferramenta diagnóstica indica o nível de saúde financeira do usuário entre sete faixas: “ótima”, “muito boa”, “boa”, “ok”, “baixa”, “muito baixa” e “ruim”.
Os números também mostram um efeito cascata, em que as pessoas “escorregaram” de uma faixa a outra entre a primeira e a segunda medição do I-SFB. Na pesquisa, as faixas que vivenciam maior bem-estar financeiro (ótima e muito boa) encolheram em relação à sondagem anterior, segundo o indicador, enquanto as faixas inferiores (baixo, muito baixo e ruim), que vivenciam maior estresse financeiro, aumentaram.
O relatório completo, bem como a metodologia detalhada do Índice, estão em indice.febraban.org.br.
Fonte: Conexão Real – BCB