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Famílias não têm mais como se endividar
De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias interrompeu o ciclo de alta e recuou no início do ano. A expectativa, porém, é de que o endividamento se mantenha em patamar elevado, acima dos 70%. A pesquisa apontou que 76,1% das famílias estavam endividadas em janeiro, ante 76,3% medidos em dezembro de 2021.
Se o endividamento recuou, por outro lado a taxa de inadimplência avançou para o maior nível desde agosto de 2020 e a maior para meses de janeiro de toda a série histórica. O percentual de famílias inadimplentes subiu de 26,2% em dezembro para 26,4% do total das famílias no país. A parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, portanto, permanecerão inadimplentes também apresentou leve expansão, de 10% para 10,1% do total de famílias). Um dos pontos que chama a atenção na pesquisa também é o alongamento dos prazos de endividamento. Em janeiro de 2022, mais de um terço (35,8%) dos consumidores que se diziam endividados tinham mais de um ano de tempo de comprometimento.
Pix avança e ameaça ultrapassar boleto
Estudo da consultoria Gmattos, antecipado ao Valor, indica que o PIX atingiu 64,4% de aceitação como meio de pagamento nas lojas online em janeiro. No mesmo período em 2021, o percentual era de 19,9%. A expectativa é de que o instrumento de pagamento alcance ou ultrapasse o boleto no ranking de formas de pagamento nos próximos meses. Hoje o PIX é o terceiro meio de pagamento mais aceito, ficando atrás do cartão de crédito (938,3%) e do boleto (74,6%).
A pesquisa mostra que, até o momento, o grande afetado foi, na verdade, o cartão de débito. A modalidade era disponibilizada por 37,3% das marcas analisadas em janeiro de 2021, patamar que caiu para 30,5% no mês passado. Especialistas do setor apontam que o PIX possui algumas vantagens em relação aos outros meios de pagamento, como o menor custo e a velocidade de conclusão da transação, o que atrai os comerciantes.