TST – Reconhecido vínculo de emprego entre motorista e Uber
13 de abril de 2022Ação monitória: dívida de cédula de crédito bancário prescreve em cinco anos
15 de abril de 2022‘Open banking; pode incluir 46 milhões de pessoas em crédito e Mercado já projeta IPCA de 7,5% no fim deste ano
‘Open banking; pode incluir 46 milhões de pessoas em crédito
O ‘open banking’, ou sistema financeiro aberto, tem o potencial de incluir 46 milhões de pessoas no mercado de crédito, avalia a Serasa Experian em estudo divulgado ontem. A instituição acredita que o instrumento deve beneficiar também aqueles que já acessaram o universo de empréstimos e financiamentos e, assim, pode levar a uma expansão do crédito de até R$ 760 bilhões em dez anos.
‘Agregando um conjunto de informações que o open banking passa a disponibilizar, tiramos milhares de pessoas de uma situação mais difícil em termos de crédito’, afirma Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa. ‘Isso tem um benefício enorme para os brasileiros que hoje não conseguem ter acesso adequado a esse mercado. ‘
Mercado já projeta IPCA de 7,5% no fim deste ano
A autoridade monetária brasileira navega no escuro há quase duas semanas sem as últimas edições da pesquisa Focus, que coleta as estimativas dos agentes econômicos para uma série de indicadores importantes na condução da política monetária do país, como inflação (IPCA), atividade (PIB) e juros (Selic). Não significa, porém, que as projeções do mercado não estejam em movimento.
Desde o último Focus, publicado em 28 de março e interrompido pela greve de servidores, a inflação oficial de março assustou, o presidente do Banco Central reagiu e o IBGE divulgou indicadores dos principais setores da economia em fevereiro.
Uma pesquisa realizada pelo Valor com 74 instituições financeiras e consultoriasmostra uma projeção mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 7, 5% em 2022 e 4% em 2023. As menores estimativas são 6, 5% neste ano e 3, 4% no próximo, enquanto as maiores são de 8, 6% e 6%, pela ordem.
No último boletim do BC, cujas respostas foram coletadas em 25 de março, a expectativa mediana para IPCA era de 6, 9% em 2022 e 3, 8% em 2023. As metas são 3, 5% e 3, 25%, respectivamente, com tolerância de até 5% ? 4, 75%, pela ordem. O levantamento do jornal não é diretamente comparável ao Focus, que registra em torno de 130 a 140 respostas, mas ajuda a dar um norte.
Fonte: Valor Econômico